Escolher o conteúdo correto promove um aprendizado mais eficaz, evita frustrações ou sobrecargas cognitivas
O Dia das Crianças 2023 deve superar a data em 2022, com as pessoas dispostas a dar presentes mais caros este ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. O material aponta que 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente, e a data deve movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio, R$ 5,1 bi a mais que em 2022.
Além da intenção de compra e da análise de preços, a escolha de presentes este mês costuma passar também por outro critério: encontrar opções adequadas a cada faixa etária.
Recentemente a Quinyx lançou uma coleção com mais de 80 aplicativos, apesar de todos serem educacionais e para o público infantil, há grandes diferenças entre eles, considerando cada faixa etária, desde a idade pré-escolar.
Cada aplicativo leva em consideração o nível de desenvolvimento cognitivo e as habilidades da criança, buscando tornar o conteúdo mais relevante, interessante e seguro. Isso não apenas favorece uma aprendizagem mais eficaz, mas também previne possíveis frustrações ou sobrecargas cognitivas.
Projetados para atender às necessidades educacionais específicas de cada grupo etário e oferecer uma variedade de recursos interativos, o desenvolvimento envolve abordagens pedagógicas específicas e, muitas vezes, requer a colaboração de especialistas como pedagogos e psicólogos do desenvolvimento.
A fim de estabelecer uma clara diferenciação que torne o aplicativo adequado, seguro e interessante para cada grupo etário, a combinação de profissionais pode mudar.
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo, é considerado que as diferentes faixas etárias possuem necessidades educacionais distintas, níveis de habilidade e estilos de aprendizado específicos, influenciando assim sua concepção, conteúdo e usabilidade. Dessa forma, a equipe de desenvolvimento pode incluir especialistas como pedagogos, profissionais de desenvolvimento infantil e designers de interface do usuário, a fim de atender às necessidades específicas de cada grupo de idade
Para crianças em idade pré-escolar e primária, por exemplo, ela chama a atenção para o foco em aprendizado básico, que ensina habilidades fundamentais, como alfabetização, numeração e cores, como o DesafIA Puzzle. O mesmo grupo etário também se beneficia de apps que contam histórias interativas, adaptando a narrativa com base nas escolhas da criança, como o HistorIA.
Já para alunos do Ensino Fundamental e Médio, a profissional indica os de tutoria em disciplinas específicas, que oferecem suporte na aprendizagem de matemática, ciências, história e outras disciplinas, como o CiêncIA da Natureza e o VIAjante Curiosidades do Mundo.
Não há problema se uma criança demonstrar interesse por um aplicativo destinado a uma faixa etária diferente, contanto que o conteúdo seja adequado para seu desenvolvimento e habilidades. No entanto, é essencial que os pais e/ou educadores acompanhem o uso do aplicativo e, se necessário, ofereçam orientações ou sugestões mais apropriadas, para garantir que a criança se beneficie de maneira compatível com sua fase de desenvolvimento.
Atualmente, a empresa Quinyx está trabalhando no desenvolvimento de novos aplicativos educacionais com IA já considerando avanços na tecnologia para criar experiências de aprendizagem mais personalizadas, interativas e eficazes.