O autoatendimento ainda gera discussões: uns temem a substituição do atendimento humano, outros estranham a falta de contato direto. Mas a verdade é que ele já é uma realidade consolidada presente não só no varejo, mas também em restaurantes, shoppings, universidades e muito mais.
Moderno, versátil e personalizável
Com o avanço do uso das telas interativas e dos totens ultramodernos, o autoatendimento ganhou espaço em diferentes contextos:
– Nos mercados, para agilizar as compras;
– Nas universidades, para renovação de carteirinhas;
– Nos bancos, para serviços internos.
Tudo isso se deve à flexibilidade dos modelos disponíveis, que se adaptam facilmente a diferentes necessidades e ambientes.
Uma preferência cada vez mais comum
Embora ainda haja quem prefira o atendimento tradicional, muitos consumidores já esperam encontrar a opção de autoatendimento. Segundo pesquisa da plataforma NeoAssist, 87% dos entrevistados desejam ter essa alternativa disponível especialmente em situações que pedem agilidade e autonomia.
Uma evolução que veio para ficar
A pandemia de 2019 acelerou a adoção de soluções sem contato, por motivos de segurança sanitária. Mas os benefícios logo se mostraram maiores:
– Redução de custos operacionais
– Facilidade de uso
– Baixo investimento
– Mais autonomia para o consumidor
Ambientes com opções de atendimento multimodal saem na frente, oferecendo escolha e comodidade.
O modelo ideal para o seu negócio
Tudo depende das suas necessidades. Com a possibilidade de personalização total incluindo periféricos como impressoras, scanners, câmeras e outros gadgets, os terminais de autoatendimento se integram facilmente a qualquer operação.
Na Quinyx Company, oferecemos tecnologia de ponta e soluções sob medida para sua empresa. Conheça nossos layouts de totens disponíveis neste link.
Referências:
https://canaltech.com.br/empreendedorismo/autoatendimento-ja-e-uma-realidade-no-comercio-fisico-veja-exemplos-209876/